Blog

Alimentação Natural

Tratamento de doenças pela nutrição

A recuperação de cães e gatos doentes pode ser promovida se a NUTRIÇÃO através da alimentação natural e da nutrologia puderem ser incorporadas no tratamento. Uma dieta com ingredientes frescos e preparados de forma balanceada promovem a digestão e melhoram a saúde intestinal, levando a melhora da imunidade e a recuperação da saúde geral. O tratamento de gastroenterite, hepatite, pancreatite, obesidade, alergias, câncer, artrite e doença renal, entre outros, possuem cardápios específicos com ingredientes “funcionais” e trazem resultados benéficos aos cães e gatos. Tanto na fase de crescimento de filhotes como aos animais idosos a alimentação pode promover o bem estar, a longevidade e a recuperação de doenças. É muito importante considerar na Alimentação Natural o preparo e a correta suplementação. Existem empresas em Curitiba que preparam o cardápio indicado, como se fosse a formulação de um medicamento e ser manipulado, com os mesmos cuidados de uma farmácia ao receber a receita médica ou veterinária.

Alimentação Natural

Envelhecendo com saúde

Conforme envelhecem, os cães contraem os mesmos tipos de problemas e enfermidades que os humanos sofrem. Sinais comuns da velhice incluem se cansar rapidamente, ficar desorientado e retraído ou irritável, além de mudanças na eliminação de fezes e urina, no sono e no tempo que passaria acordado.

Ocorre um aumento de produção de hormônios ligados ao stress, os chamados glucocroticoides, por isso aliviar o stress com acupuntura, massagem e exercícios leves trazem grande benefício aos cães idosos.

O estímulo mental, em qualquer idade, melhora o funcionamento do cérebro e cria mais conexões dentro dele, continuar desafiando a mente dos cães mais velhos é outra maneira de atrasar os efeitos negativos do envelhecimento – é possível ensinar truques novos a um cão velho!

Dr Bruce Fogle, do livro Natural Dog Care, sugere a seguinte lista para manter a saúde do cão idoso:

  1. Faça muitas caminhadas curtas em vez de uma comprida;
  2. Leve seu cão à rua depois de toda refeição, um pouco antes de dormir e assim que acordar;
  3. Sirva refeições menores e mais frequentes;
  4. Ofereça ao seu cão uma cama macia se ele tiver calosidades;
  5. Acompanhe o peso do animal, ele ficará mais saudável se mantiver a forma;
  6. Mude a dieta de acordo com as necessidades de saúde de seu cão.

Medicina Funcional para cães

Cães idosos com alteração cognitiva – tratamento natural

A Pasta dourada, uma mistura de açafrão da terra, pimenta do reino e óleo de coco também traz benefícios para a pele, artrite, fígado e melhora a imunidade. Instruções de uso : Misturar ao alimento a dosagem recomendada ou a um pouquinho de iogurte natural ou ricota. Dosagem : Dividir em 2 ou 3 vezes ao dia. Inicie com a metade da dose diária por 1 semana e aumentar a dose conforme recomendação : Para cães de porte miniatura e gatos (até 5kg): 1/2 colherinha de café 2x ao dia • Para cães de porte pequeno (até 10kg): 1 colherinha de café 2x ao dia • Para cães de porte médio (até 22kg): 2 colheres de chá 2x ao dia • Para cães de porte grande e gigante (até 35kg): 2 colheres de sobremesa 2x ao dia.

Receita da Pasta Dourada: A cúrcuma, também chamada de açafrão-da-terra, é uma raiz que tem sido usada por mais de 3000 anos na Índia como um condimento – um tempero – na culinária Ayurvédica. – um tempero – na culinária Ayurvédica. Ingredientes: 1/2 xícara das de chá de açafrão-da-terra/cúrcuma em pó 1 xícara das de chá de água mineral ou filtrada 1/3 de xícara das de chá de óleo de coco extra virgem 1 e 1/2 colher das de chá (3g) de pimenta-do-reino preta, moída. Misture a cúrcuma com a água em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar uma pasta grossa, aproximadamente 8 minutos. Tire do fogo e adicione o óleo e a pimenta. Misture bem até incorporar todo o óleo na mistura. Deixe esfriar e guarde em um recipiente tampado.

Cães e gatos saudáveis Alimentação Natural

Nutrição na Dermatologia dos cães

A pele é o maior órgão do corpo e sua principal função é  proteger o corpo de invasores biológicos, químicos e físicos.

Alguns fatores estimulam e interferem no ciclo entre o crescimento e a queda do pelo: genética, temperatura, horas de luz, hormônios, estado de saúde, nutrição e problemas em absorção de nutrientes.

Nutrientes importantes para a saúde da pele e do pelo:

Os nutrientes dos alimentos que participam da saúde da pele e pelo são:

  • Proteínas: o pelo é 90% de proteína, sendo 30% destas adquiridas através dos alimentos.
  • Ácidos graxos (ou gorduras): Saturados (fonte de energia)  e Insaturados (fonte de estrutura, promovem a flexibilidade e permeabilidade da pele): Ômega 3 (óleo de peixe – EPA e DHA que também possuem função anti-inflamatória) e Ômega 6 (óleo de borragem). Ômega 6 quando associado ao zinco e ao ácido gamalinolênico promovem o brilho na pelagem.
  • Vitaminas: Para a pele e a pelagem, as vitaminas de maior relevância são: A, E e as do complexo B, em particular a riboflavina (B2), a biotina (B7) e a niacina (B3).
  • Minerais: O zinco é o principal mineral de importância dermatológica, essencial para a integridade da pele e do pelo. Distúrbios genéticos podem diminuir a absorção dele.

Tratamento: 

A otimização de alguns nutrientes pela alimentação ou suplementação tem a capacidade de melhorar a produção de ceramidas pelo organismo e, assim, a proteção da pele, revigorando a barreira cutânea, melhorando a qualidade da pele e pelagem, com menor perda hídrica através da pele. 

Em uma pesquisa realizada, estudaram 27 nutrientes que melhoram a barreira cutânea, destes foram selecionados os que possuem maior significado na recomposição da ceramida: Complexo B e os aminoácidos histidina e prolina. A suplementação durante 9 semanas destes ingredientes proporcionou a redução de contaminação bacteriana, fúngica e a melhora a capacidade de regeneração da pele.

A terapia tópica com ação hidratante promovem o bem estar através de shampoo e hidratantes com ácido lático, glicerina, germe de trigo, queratina, Vitamina A, E, C, ômega 3 e  6.

Referência: Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos – Jericó, Márcia Marques.

Alimentos Funcionais para a pele:

Carotenóides – cenoura, abóbora, mamão, couve, rúcula, tomate.

Betacarotenos, leucopeno: são pigmentos naturais responsáveis pela coloração alaranjada das frutas e vegetais. São precursores da vitamina A.

  • Fortalecem o sistema imunológico
  • Diminuem o risco de doenças degenerativas crônicas (cardiovascular e degeneração macular e catarata)
  • Ação antioxidante
  • Promoção da saúde e bem-estar

Uso: neoplasias, queda de pelos e dermatites.

Medicina Funcional pacientes com alterações de pele devem receber:

  • Reduzir conservantes
  • Reduzir pesticidas (antipulgas e vermífugos)
  • Retirar glúten
  • Enriquecimento da dieta com antioxidantes
  • Vit D3, Vit A, Zinco, Magnésio, Enxofre, Selênio, Ômega 3, Ômega 6.
  • Suporte intestinal com probióticos e prébióticos.
Sem categoria

Nutroplus Suplemento para Alimentação Natural

É imprescindível o uso de suplementação em dietas caseiras cozidas para o correto equilíbrio vitamínico-mineral.

Nutroplus possui formulação com DHA de algas, nucleotídeos, associações de prebióticos com ações fisiológicas diversas (GOS, FOS, MOS).

Estão presentes betaglucanos 1/3, 1/6, microminerais quelatados, cálcio e fósforo na proporção adequada para atender as necessidades de dietas caseiras, além de taurina pra gatos.

Toda linha contém o núcleo do extrato de levedura, rica em proteínas nobres.

A aceitação pelos cães pela sua alta palatabilidade.

O NUTROPLUS pode ser congelado e também aquecido, sem perder suas propriedades nutricionais.

Sem categoria

Nutroplus – suplementos para dietas caseiras de cães e…

A linha de suplementos Nutroplus atende todos os parâmetros da Nutrient Requirements of Dogs and Cats – NRC, suprindo carências de nutrientes em vitaminas e minerais.

Possui formulação com DHA de algas, nucleotídeos, associações de prebióticos com ações fisiológicas diversas (GOS, FOS, MOS). Estão presentes betaglucanos 1/3, 1/6, microminerais quelatados, cálcio e fósforo na proporção adequada para atender as necessidades de dietas caseiras, além de taurina pra gatos.

Adquira Nutroplus pela loja on line e receba em sua casa. https://cozinhavet.com.br/loja/

Sem categoria

Cães e gatos e o virus covid-19

Sylvia Angélico Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal CRMV-SP 29945

1. A vacina contra a coronavirose canina NÃO é eficiente contra o novo coronavírus que está infectando humanos. A coronavirose canina afeta o intestino de cães jovens e não tem nada a ver com essa forma que estamos vendo e que atinge o sistema respiratório de humanos.

2. Ao que tudo indica até agora cães e gatos NÃO desenvolvem a doença. Mas, sempre que possível, pessoas com sintomas de COVID-19 devem evitar interagir ou cuidar de seus pets enquanto estiverem em tratamento. Isso, porque nossos pets são como outras superfícies (celular, mesa, corrimão, maçaneta), ou seja, vírus podem ficar na pelagem e teoriza-se que acariciar cães e gatos de pessoas doentes poderia ser um meio de transmissão do vírus.

3. Precisa sair com o cão? Bom senso. Se você não estiver doente, vá rapidinho, esporadicamente, com cuidados. Saia quando a rua estiver mais vazia, mantenha distância de outras pessoas (2 metros, se possível), não permita ou encoraja que outros toquem seu cão e não faça carinho nos cães de outras pessoas. Ao chegar em casa limpe as patas do seu cão com álcool e lave muito bem as suas mãos e punhos com água e sabonete. Lave com frequência guias e coleiras.

4. Cães e gatos de pessoas infectadas (ou suspeitas de estarem infectadas) devem PERMANECER EM QUARENTENA com seu tutor. Não devem sair para passear ou para tomar banho no pet shop.

5. Mantenha um estoque de pelo menos 15 dias de dieta pronta e medicamentos/suplementos para seus pets.

6. (Ainda) há serviços aos quais podemos recorrer e que ajudam muito nessa fase como veterinários que atendem em domicílio, coleta de sangue em casa para exames laboratoriais em pets e empresas que fornecem porções prontas de Alimentação Natural.

7. JAMAIS ABANDONE seu cão ou gato. Não há e nunca haverá justificativa para esse ato. Essa situação, por pior que seja e que possa ficar, irá passar. Mas sabe o que nunca vai passar? O amor de seu peludo por você!

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Saúde bucal

Você já ouviu falar de doença periodontal em cães?

Por Dra. Helena Baggio Soares – Odontologia Veterinária

A Doença Periodontal é a doença de maior prevalência entre os cães adultos. Cerca de 85% dos cães com mais de 3 anos de idade apresentam algum grau de doença periodontal.  Nos gatos, essa porcentagem é um pouco menor, mas também bastante significativa.

Os sinais clássicos da DP são mau hálito, gengivite e a deposição do cálculo dentário (“tártaro”).  As bactérias presentes no cálculo dentário levam a uma inflamação que resulta em destruição do tecido de sustentação dos dentes. Isso quer dizer que, em graus mais avançados da doença, o tutor pode observar queda dentária ou o dente pode precisar ser extraído durante o procedimento. Infelizmente, isso é apenas uma das consequências da DP. Podemos ver também fraturas de mandíbula, comunicações oronasais, problemas respiratórios e até oftálmicos secundários à DP.

Se o seu pet apresenta cálculo dentário, mau hálito ou a gengiva inflamada, é preciso uma avaliação com o odontologista veterinário. Só ele vai poder te dizer o tratamento correto para o seu animalzinho.

No CIEV http://ciev.vet.br temos uma equipe de Odontologia Veterinária para cuidar da saúde oral do seu cão ou gato!

Sem categoria

Benefícios da metilação em algumas patologias de cães e…

Vídeo-aula com Dr Luiz Fernando de Moraes sobre o CICLO DA METILAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA na clínica de cães e gatos. Os complementos que promovem a metilação (que é a doação do grupo CH3) melhoram funções cardíacas, hepáticas, endócrinas e renais.
Algumas patologias e alterações metabólicas podem ser minimizadas com a metilação, que pode ser otimizada pela suplementação de BETAÍNA, ÁCIDO FÓLICO, B12, B6 e COLINA.

Nutrição e Saúde Sem categoria

Tratamentos através da alimentação natural e nutrologia

Atendo cães com patologias de várias especialidades para colaborar nos tratamentos dermatológicos como atopia e hipersensibilidade alimentar, oncológicos, endócrinos, ortopédicos, urológicos como cálculo renal, entre outros.
As marmitas da dieta terapêutica poderão ser elaboradas pelo tutor, em sua casa ou produzida por uma cozinha credenciada e registrada pelo Ministério da Agricultura em Curitiba, recomendada.
Avaliação nutricional para tratamento através da alimentação natural e Nutrologia para Cães no CIEV, na Vista Alegre, em Curitiba. Agendamento pelo telefone (41) 3024-3443 ou (41) 99962-4914, veja endereço no mapa https://goo.gl/maps/bbCSodonMvk O atendimento também pode ser realizado em domicílio, quando existe a preferência desta forma pelo tutor.