Caldo de ossos: benefícios para a saúde do seu…
Quando uma pessoa está doente, é muito comum oferecermos a ela uma sopinha para ajudá-la na recuperação. E com nossos pets não seria diferente! Preparar um caldo de ossos ou com carne traz diversos benefícios para a saúde dos pets.
Se seu animal está vomitando, com diarreia, em tratamento pós-operatório, é um filhote fraquinho ou um idoso sem apetite e até se necessita de reforço de nutrientes, oferecer o caldo pode funcionar como uma injeção de energia!
Importante: se o pet apresenta esses sintomas, leve seu melhor amigo a um médico veterinário para certificar-se que ele não esteja com uma situação emergencial, como a ingestão de objetos que possam gerar obstrução gastrintestinal.
Benefícios do caldo de ossos para cães e gatos
Os benefícios são grandes como desintoxicação do organismo, aumento da imunidade e nutrição e reparo da mucosa gastrintestinal inflamada. Outro ponto extremamente benéfico do caldo de ossos é que ele apresenta efeitos anti-inflamatórios comprovados cientificamente, como você pode ver aqui neste artigo do Dr. Alexandre Feldman.
Segundo ele, o caldo “é rico em uma série de minerais importantes, facilmente absorvíveis pelo nosso organismo – principalmente o cálcio, mas também o fósforo, o magnésio e vários outros”.
O caldo de ossos ou carnes é muito palatável para os pets. Sabe quando seu animalzinho está sem apetite e não tem vontade de se alimentar com nada? Ao colocar um pouco de caldo no pratinho de comida, essa postura do pet vai mudar, já que o aroma e sabor do caldo realmente chamam a atenção dos cães e gatos.
Como preparar o caldo de ossos
De acordo com a Dra. Sylvia Angelico, do Cachorro Verde, você pode preparar o caldo com ossos de frango, de bovinos, de peixes, de porco, de cordeiro, de coelho ou de cabrito. Escolha um desses para fazer a sua receita. Você pode, por exemplo, usar um frango caipira inteiro, contendo tanto os ossos quanto a carne, na preparação do caldo.
Pegue uma panela grande e encha-a com água filtrada ou mineral com pH acima de 6.5. Coloque os ossos nessa panela junto com uma colher de vinagre de maçã até ferver. Quando levantar fervura, deixe-os cozinhar lentamente, em baixa temperatura, justamente para permitir que os nutrientes dos ossos formem o caldo.
O vinagre de maçã é interessante para ajuda a transferir os minerais dos ossos para a água do caldo.
Note que assim que a água ferver, uma camada de espuma na superfície pode surgir. Remova essa espuma com auxílio de uma escumadeira. De acordo com a culinarista Pat Feldman, essa espuma concentra eventuais toxinas presentes na carne e ossos e pode comprometer o cheiro e sabor do caldo.
Em aproximadamente 6 horas de cozimento em fogo baixo, a carne começa a se desprender dos ossos — e você já pode retirá-la da panela e armazenar para preparar outras refeições para seu pet.
O tempo total de cozimento para preparar o caldo de ossos é de 12 horas judi slot online jackpot terbesar em temperaturas amenas. Depois desse período, você já pode esperar esfriar, peneirar para desprezar qualquer tipo de fragmento presente e servir ao animal.
A quantidade varia conforme o porte do cão ou gato e deve ser oferecida de acordo com as orientações de um médico veterinário que avaliou o caso do paciente.
Em situações gerais, de acordo com a Dra. Sylvia Angélico, oferece-se:
- 50ml por vez, 2-4 vezes ao dia, para cães de porte miniatura e gatos.
- 100ml por vez, 2-4 vezes ao dia, para cães de porte pequeno e gatos.
- 150ml por vez, 2-4 vezes ao dia, para cães de porte médio.
- 250ml por vez, 2-4 vezes ao dia, para cães de porte grande.
- 300ml por vez, 2-4 vezes ao dia, para cães de porte gigante.
Atenção: por mais nutritivo que seja, o caldo não substitui uma dieta balanceada e pode ser servido em caráter de exclusividade por no máximo 3 dias.
MV. Elisabeth Stapenhorst – CRMV-PR 2412