Quais os principais exames que os pets que recebem…
Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam realizar check-ups anuais para analisar a saúde. Muitos tutores acreditam que se o pet está se alimentando bem e se está ativo, não existe a necessidade de fazer esse tipo de verificação. Mas os exames, feitos pelo menos uma vez por ano, são importantes. Por meio deles que o Médico Veterinário pode identificar a falta de alguma vitamina, por exemplo, e planejar a reposição com suplementação.
Segundo a Dra. Karen Becker:
“Quase todos os problemas metabólicos e de órgãos que infestam os animais de estimação começam com alterações bioquímicas que podem ser detectadas em exames de sangue semanas e até anos antes de um animal adoecer o suficiente para exibir sintomas. Se você esperar até que seu animal de estimação esteja mostrando sinais de doença, pode ser tarde demais para reverter a doença ou curá-la”.
Um alerta que a Dra. Karen Backer faz é para que os tutores não esperem, por exemplo, até que o cão esteja tossindo para pedir um teste de dirofilariose, ou aguardem até que seu gato esteja bebendo toneladas de água e urinando constantemente antes de pedir um teste de função renal.
Os pets que recebem alimentação natural também devem passar por esse protocolo, para que cada vez mais a dieta caseira seja ajustada e traga ainda mais benefícios para a saúde do animalzinho. A Dra. Sylvia Angélico, do Cachorro Verde, recomenda que os exames sejam feitos antes mesmo dos pets receberem a Alimentação Natural para diagnosticar alguma enfermidade.
Por isso, confira uma lista com os principais exames que os pets que recebem alimentação natural devem realizar anualmente:
Exames que pets que recebem alimentação natural devem fazer
Para cães jovens e adultos, com até 6 anos de idade, um check-up veterinário físico e os seguintes exames uma vez por ano costumam ser o bastante:
- Exame coproparasitológico: submeta à análise 2 a 3 amostras de fezes colhidas em dias alternados. Por exemplo: um coco coletado na segunda-feira, outro na quarta-feira e outro no sábado. Isso aumenta as chances de detectar na amostra alguma verminose.
- Hemograma: este exame de sangue é importante para verificar se o pet apresenta anemia, sinais de infecção, alterações nas plaquetas e situs judi slot paling gacor outras anomalias.
- Função renal (uréia e creatinina): exame de sangue que avalia o funcionamento dos rins.
- Colesterol total e frações: exame de sangue para saber se há predisposição familiar a aumento de gordura circulante no sangue.
- Urinálise (ou Urina tipo I): a urina é colhida no laboratório e mostra se há sinais de infecção ou formação de cristais (que podem evoluir para cálculos), como está o pH, a densidade do xixi e outros parâmetros da saúde urinária.
- Dosagem das enzimas fosfatase alcalina e ALT: exame para verificar saúde do fígado e das vias biliares.
- Dosagem sérica de cálcio ionizado (ou iônico): exame para saber se a dieta caseira está fornecendo cálcio na dosagem adequada.
Para cães de meia idade e idosos, a partir dos 6 anos, sugiro os exames informados acima e os exames a seguir, anualmente ou de acordo com o que o veterinário indicar:
- Glicemia em jejum – para avaliar as taxas de açúcar no sangue.
- Aferição de pressão arterial – assim como acontece com o ser humano, muitos pets são hipertensos assintomáticos. E a pressão alta pode prejudicar seriamente os rins.
- Ecodopplercardiograma – para avaliar a saúde cardiovascular.
- Dosagem de hormônios da tireoide – tenho atendido muitos pets com disfunções nessa importante glândula.
- Dosagem de triglicerídeos, sódio, potássio e fósforo – alterações nesses elementos podem significar problemas diversos.
- Ultrassonografia abdominal – exame não invasivo e incrivelmente detalhado, que revela o aspecto dos órgãos da cavidade abdominal e detecta alterações como inflamação na bexiga, cálculos urinários, presença de objetos retidos no estômago e aumento dos gânglios linfáticos.
Sendo assim, para cães saudáveis, após 1 ano recebendo a dieta caseira, é recomendável submetê-lo aos exames e monitorar a saúde. Para cães que possuem alterações na saúde, deve-se submetê-los aos exames a cada 6 meses.
Lembre-se: dietas caseiras devem ser formuladas por um Médico Veterinário. Cozinhar para seu melhor amigo é um ato de amor e de grande responsabilidade.
Elisabeth Stapenhorst – CRMV-PR 2412